2013/08/06

Faltam 54 dias... para a MUDANÇA!!!!


A "festa" já começou!!!!


















Em 2009, disseram-nos
"Agora é que vai ser..."

Passaram 4 anos e... dão-nos isto!!!

















































             
"Com papas e bolos se enganam os tolos!"

Não nos façam passar por tolos...

50 comentários:

  1. Em Frossos vai-se fazendo,e há obra feita.Em Merelim,o que foi feito?Quais os projectos do "vosso presidente"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é o tempo de avaliação do "Agora é que vai ser...".

      E já sabemos a resposta - não foi!

      Sobre Merelim São Pedro, o que foi feito e os projetos do futuro Presidente da União das freguesias de Merelim (São Pedro) e Frossos teremos muito tempo para falar até à campanha.

      A propósito, já foi anunciado o candidato do PS?

      Eliminar
    2. Coloquei apenas duas simples questões...
      Qual foi o vosso esclarecimento?!
      Nenhum!

      Eliminar
    3. "O nosso presidente" durante o último mandato pagou uma divida herdada da "boa" gestão anterior (PS) no valor de € 650000,00, eu repito: seiscentos e cinquenta mil euros! Sem dúvida: É OBRA!
      Gente séria paga as dívida, ainda que nada tenha contribuído para elas...

      Eliminar
    4. Sem dúvida,é obra!
      Mas vocês, sendo gente "Séria", digam com que dinheiro pagaram essa "dívida herdada"!!!
      Constata-se novamente que vocês continuam a "atirar areia para os olhos do POVO" utilizando a mentira e a demagogia!

      Eliminar
    5. Foi com dinheiro de "caco"...

      Eliminar
    6. Quando são confrontados com a VERDADE, ignoram ou deixam de responder!
      Sejam "sérios"!Respondam com que dinheiro pagaram essa "dívida herdada"...

      Eliminar
    7. A nível de obras, construções, pouco foi feito, visto todos os projectos apresentados terem sido reprovados pela câmara Municipal, pois na verdade o 25 de abril já foi à muito mas infelizmente a ditadura da câmara em relação a merelim ainda não terminou, mas mesmo assim não baixa-mos os braços e a nível cultural foi maravilhoso pois a população se uniu e a cada ano que passou mesmo com dificuldades a união foi maior. A população não se deixou enganar com o bloqueio propositado da câmara, nem o nosso presidente pois poderia ter mudado de ideologia como outros presidentes....é uma pena ainda não terem aceitado a derrota em merelim...e já agora ainda não entendi porque a festa de Frossos este ano não se vai realizar, em merelim isso não acontecia...mas talvez o que interessa é obras para movimentar dinheiro.....

      Eliminar
    8. Quando o presidente ricardo tomou posse recebeu um papel do antigo presidente das dívidas escrito à mão bem como dinheiros a receber. Na primeira semana apareceram os credores todos, empresas pequenas com salários em atraso aos seus funcionários, então se sentou e teve que dicidir, " ou fazer obras ou pagar dívidas", felizmente decidiu pagar dívidas, embora muita gente achava que seria melhor continuar a dever a essas empresas, pois não tinha sido ele a contrair essas dívidas, algumas já antigas. O dinheiro veio de obras inacabadas e por isso as verbas ainda não tinham sido disponiblizadas, o dinheiro que vem do estado para cada freguesia foi outra fonte de receita para pagar dívidas, o dinheiro do pavilhão e da piscina outra fonte para pagar dívidas....e depois a nível da poupança foram cortados vários contadores de luz e água em locais estranhos, terminaram as dezenas de almoços estranhos, terminaram os favores a troco de algo.....se mesmo assim continua com dúvidas, tenho a certeza como qualquer cidadão de merelim pode ir a uma assembleia de freguesia e perguntar ao presidente que ele responde, não se esconde nem baixa a cabeça, ou mesmo até na sede da junta....

      Eliminar
    9. Nunca vi ninguém em Frossos a esconder-se nem a baixar a cabeça,a não ser os membros da coligação que fogem das assembleias,não privam com ninguém da freguesia,viram a cara a quem não lhes interessa enfrentar e nunca fizeram NADA por Frossos!
      A propósito a vossa lista está um "espectáculo",deveriam ter mais cuidado nas pessoas que escolhem para liderar o futuro destas freguesias,gente FALSA,MENTIROSA,MANHOSA e DESONESTA é muito perigoso!
      Gostaria também de perguntar o que a realização ou não das grandiosas festas em honra de S.Miguel tem a ver com a Junta de Freguesia de Frossos!?Sinceramente não entendo a ignorância destas pessoas!Perguntem ao SrºPadre!Pelo que sei a Junta de Freguesia de Frossos sempre apoiou as festas em honra de S.Miguel!
      Em relação ás supostas "dívidas" deixadas pela anterior administração da Junta de Freguesia de Merelim ,estas foram pagas com património e dinheiro deixados pela mesma administração,não sejam aldrabões,e não queiram denegrir a imagem dessa administração!ELES NÃO DEIXARAM DÍVIDAS!MENTIROSOS!SE O TIVESSEM FEITO ESTARIAM PRESOS!
      Em relação a obras que não fizeram,culpar a C.M.B. para quem não percebe e não está ao par da situação real é mais fácil!Mas expliquem então porque por exemplo a freguesia de Palmeira que é da vossa cor,tem bastante obra feita!VOCÊS NÃO FAZEM É NADA!
      APRESENTEM ALTERNATIVAS E PROJECTOS REAIS!
      MOSTREM OBRA FEITA!
      Para finalizar, expliquem o porque de Merelim S.Pedro ser a única freguesia da cidade de Braga a não participar na FEIRA MOSTRA DAS FREGUESIAS?!A culpa também é da C.M.B.,não vos convidaram?Porque vocês não conseguem separar as águas e boicotam uma excelente oportunidade das gentes da freguesia mostrarem o seu VALOR!PORQUÊ!?ISSO SIM É TRISTE!

      Eliminar
    10. Está ma hora da PGR investigar o património de certos arautos da verdade..."que é como a merda em Coura"...

      Eliminar
    11. Triste é aquele que vê e, não quer ver!
      Ou então, é, simplesmente, ignorante e não sabe o que diz!

      Ou então já se deixou enganar, tal como aconteceu ao povo de Merelim (S.Pedro) à muitos anos atrás!
      Os Merelinenses acordaram, acordem também, caiam na real… apostem na mudança…

      Estão com medo da mudança??? Porquê?

      O que é que sabem do “património e dinheiro deixado pela anterior administração”? NADA….

      Pois estes apenas deixaram contas escondidas por pagar!!!! Será que é isto que vai acontecer com Frossos???

      Sim, diz-se que tem dinheiro, mas, tem todos os passivos (compromissos) contabilizados??? Ou, o futuro Presidente vai ser surpreendido de novo, tal como foi à 4 na os atrás???

      NÃO FALEM DO QUE NÃO SABEM!!!!

      Quanto à festa de S. Miguel, não se arranjou “mordomos”! Culpam o Padre? É fácil arranjar um bode expiatório…..

      Olhem o exemplo de Merelim S. Pedro, a Junta não deixa cair as festas em honra do seu Padroeiro…… e, a nossa??? Isto sim, era obra!
      Apostem na cultura, na qualidade de vida dos nosso habitantes, sigam o bom exemplo de Merelim (S.Pedro)!!! ISTO SIM, É OBRA!

      Vocês esquecem uma coisa muito importante……

      o que está em causa é SÓ JUNTA, UM SÓ PRESIDENTE!

      E, isto só será passível com RICARDO FERREIRA

      Ao contrário do que vós pretendeis, este vai tratar Frossenses e Merelinense de forma igual!

      Uma só junta com RICARDO FERREIRA!

      Eliminar
    12. Vocês provocam publicamente todos os habitantes da Freguesia de Frossos e Merelim S.Pedro recorrendo a este antro de mentira e demagogia,depois sentindo-se ofendidos com as respostas publicam e-mails a vitaminizarem-se?!Isso é muito baixo da vossa parte,aliás,para quem vos conhece sabe perfeitamente que é um reflexo da vossa postura e forma de estar na vida.
      Vocês sim insultam e caluniam,como qualquer pessoa se pode aperceber com o tipo de posts que são colocados.
      E mais!
      Como não tenhem capacidade de resposta,manipulam este blog a vosso belo prazer,apagando posts e não colocando alguns comentários disponíveis para leitura!Isso é não saber viver em democracia com igualdade e liberdade para cada um se poder expressar!
      Quando querem reforçar o insulto deixam de usar a conta de administrador e colocam comentários como anónimo.Isso é cobardia!
      Em relação a sugerida mudança,realmente tenho medo, porque a alternativa que nos é sugerida ainda não apresentou qualquer tipo de proposta que me possa esclarecer sobre as vantagens dessa mudança.
      Como me importo e gosto de estar bem informado,sei que o actual executivo da Junta de Freguesia de Frossos não tem qualquer tipo de dívida e pelo contrário até tem uma excelente saúde financeira.
      Sobre o património e dinheiro deixado pela anterior administração da Junta de Freguesia de Merelim S.Pedro,sendo um perito em Finanças Públicas ,também sei que o património existente foi o legado que a anterior administração PS deixou.
      E SEI O QUE FALO!
      Sendo um católico devoto e por saber o que digo, não confundo instituições politicas com religiosas dado o respeito que me merecem!Já agora gostava que me explicasse de que forma uma instituição como a Junta de Freguesia pode interferir na escolha de uma Comissão de Festas, que é da competência da instituição religiosa.
      Se não são capazes de tratar os utilizadores de um simples blog de forma igual, boicotando comentários, como serão capazes de o fazer noutras circunstâncias!

      Eliminar
    13. Caro cidadão “indignado”!

      Perguntará, V.Exas., porque me proponho a “postar” neste blog como “anónimo”, pensando, ao que li, que sou o administrador, lamento mas está equivocado!

      Sou simplesmente uma cidadã atenta que, tal como sua excelência, está a utilizar, mas bem, este meio de comunicação.

      Parece-me que este “blá blá blá...” começa com uma celebre frase “"Com papas e bolos se enganam os tolos!" Eu, entendi o sentido e o alcance da frase…

      Claro que, e citando Namora, “o recurso à ironia não é para todos e não é perceptível por muitos, pois requer que o leitor seja dotado de sentido de humor e, essa característica só é apanágio de seres inteligentes.”

      Não nos dignifica, em nada, o recurso a tanta demagogia, tanto insulto, e até falar da vida alheia, de coisas que não sabemos ou ,simplesmente, não queremos saber…..

      Já agora, ainda não vi/li/ouvi, elementos da coligação de Merelim (S. Pedro) a jogar forma tão rasteira…
      ....e isto faz-me pensar!!!!!!!

      É chegado o momento... de mudar!!!

      Por isso também aposto na MUDANÇA –

      2 FREGUESIAS - UM PRESIDENTE

      “E, isto só será possível com RICARDO FERREIRA”
      cit.post de 26/08

      Eliminar
    14. Boa tarde
      Se bem li neste blog, a administração atual da Junta de Freguesia de Merelim S. Pedro, em ato de boa gestão "pagou as dívidas da anterior administração no valor de 650.000,00 euros, com dinheiro de obras executadas pela anterior administração cujo valor ainda não tinha recebido, com receitas do aluguer do Pavilhão Gimnodesportivo e receitas dos frequentadores das Piscinas Públicas, bem como o resultado da poupança de gastos com alguns contadores, colocados em locais" …

      Resulta desta leitura o seguinte:

      Parece em primeiro lugar, que o “papel” deixado como “testamento” pelo anterior presidente tem mais valor que os mapas contabilísticos desta administração. Enquanto aquele simples “papel” registava o “Deve” e o “Haver”, como é prática das pessoas e instituições de Boas Contas, a “contabilidade” do actual Executivo faz-se só a uma coluna: a das dividas, pois a das receitas – que afinal confirmam ter recebido – é pura e simplemente desvalorizada.

      Os anteriores responsáveis pela junta, como pessoas de bem e Responsáveis, deixaram naturalmente compromissos por saldar, mas tiveram o cuidado de deixar igualmente as fontes de receita suficientes para a sua liquidação.

      Mas mesmo assim essas receitas revelaram-se uma “Pesada Herança” para “herdeiros” ingratos, que não só não tiveram capacidade para multiplicar essas receitas, como ainda as esbanjaram em obras votadas ao abandono.
      (continua...)

      Eliminar
    15. (continuação)
      Senão vejamos,

      Ao anterior executivo da Junta se deve a iniciativa de construção da Piscina Pública. Embora lhe sejam reconhecidos alguns problemas de concepção – mas que os actuais responsáveis também não tiveram capacidade para corrigir - o facto é que esse equipamento veio preencher uma necessidade real das populações, pois a sua utilização possibilitou a geração de receitas que contribuiram para o pagamento de encargos assumidos.

      Os actuais responsáveis pela Junta “herdaram” também um Pavilhão Gimnodesportivo, construído pelos anteriores executivos - e que por sinal eram da mesma cor política – com uma carteira de alugueres que permitiu gerar os lucros necessários ao pagamento de compromissos;
      Mas estes pobres “herdeiros” desbarataram o património recebido, negligenciando a sua conservação e manutenção, a ponto de estar a ser abandonado pelas equipas que o utilizavam, pois até chove no recinto dos jogos! Será que a ideia deles é transformar o Pavilhão numa Piscina Coberta?

      Ao que parece, a pouca obra que conseguiram levar a cabo terá resultado da poupança de uns míseros euros com a anulação de uns contadores de água e de luz, mas que não são capazes de dizer o que contavam, nem quantos eram, ou onde se encontravam.

      Mas mísera poupança só podia resultar em não menos misera obra, no Curral de Moinas.
      No passado tanto criticaram o anterior executivo por este ter transformado aquele terreno num espaço público qualificado, construindo uma pista pedonal e projectando infra-estruturas convidativas ao convivio e a actividades de lazer da população.

      Mas durante o seu mandato o que fizeram, neste espaço, para além da realização de eventos visando a obtenção de mérito pelo esforço alheio?

      Construiram assadores, supostamente para serem colocados ao serviço da comunidade, mas ao que parece nem nas festas são utilizados.

      E também iniciaram a construção de Sanitários Públicos, mas até estes lá estão, inacabados, como prova da sua incapacidade em levarem até ao fim os seus compromissos.

      Uns, são criticados por, no passado, terem deixado obra feita, com compromissos por saldar mas como garantia de receitas para a sua liquidação.

      Outros, nem umas instalações sanitárias conseguiram acabar…

      Por não terem dinheiro? Talvez.

      Mas porque depois de acabado o dinheiro da “herança” não conseguiram criar mais riqueza, ou porque a canalizaram para festinhas de fim de semana?

      Acho que não será preciso dizer mais nada sobre a divida da anterior administração autárquica, podem ter sido tudo de mau, ter feito tudo de mau, e nem pretendo entrar por esses caminhos, mas acho que alguma coisa fizeram e a atual administração recebeu as dívidas mas também os proventos, portanto nada de enganar o POVO.

      QUEM FEZ O QUÊ AFINAL?

      Eliminar
    16. Caro "perito em Finanças Públicas", eleve o debate, não seja, ou não faça, dos outros pueris...

      Eliminar
    17. Se há alguém que não eleva o debate é o senhor!
      Somente me limito a comentar e a defender a verdade,se o senhor acha que isso é fazer dos outros crianças tenho pena.

      Eliminar
  2. Que bolos?!Que tolos?!...Haja classe,nível e respeito!

    ResponderEliminar
  3. Afinal a campanha já começou ou não?

    No post de 2013/08/01 é referenciado que sim,agora responde, e diz que tem tempo para falar dos vossos projectos.
    Porque não o faz agora?!
    Ainda se vão idealizar?!
    A população quer ser esclarecida!
    Se não o fazem é porque não os fizeram.

    DO OUTRO LADO FAZ-SE OBRA!!TRABALHA-SE!!

    A propósito,já foi anunciada a restante lista?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pressa é sempre má conselheira...
      E 4 anos passaram depressa!
      Os projetos eram bonitos e as intenções boas mas ficaram-se por aí.
      Sobre os últimos 4 anos a população está esclarecida.
      Faremos diferente!

      Eliminar
  4. "O seu comentário ficará visível após aprovação."
    Até parece que voltamos ao tempo da PIDE!
    Não filtrem as nossas ideias!
    Deixem o POVO falar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O povo decidirá nas urnas.
      E sempre que falar, leia-se, escrever comentários vê-los-á publicados.
      Se existirem, as ideias serão sempre bem vindas e discutidas.

      Eliminar
  5. Se existirem ideias?!?!
    Devem se achar superiores ao POVO!
    Não somos "tolos",e se pensam que somos "tolos"(como vocês nos rotularam neste post) é porque não conhecem a população de Frossos nem tão pouco a sua capacidade e a força de querer mais para Frossos !
    Vocês não tenhem projectos porque a maior parte da vossa equipa não está ao par da realidade da freguesia e não está preparada para tamanha responsabilidade.Nunca fizeram nada pela freguesia,nem querem saber da freguesia nem das suas gentes como prova o post de 2013/06/02,que após 11 meses de ausência voltaram!Só agora se lembraram que Frossos existe?!Só agora e que voltaram à actividade?!Até lá,houve gente que trabalhou seriamente e exaustivamente com o objectivo de dar o melhor para toda a população de Frossos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que existem ideias.
      Se surgirem publicá-las-emos.
      A diferença é que os que dizem ter projetos não passaram disso mesmo - projetos!
      O trabalho foi tanto que andam à pressa a colocar painéis a anunciar agora o que prometeram há 4 anos...
      Mas não nos enganam e não deixaremos que outros voltem a ser enganados.
      O POVO decidirá nas urnas!

      Eliminar
    2. Vocês nem projectos tenhem!
      E ainda usam os projectos dos outros no vosso blog,obrigado pela divulgação!
      Só quem não faz nenhum é que não tem noção do trabalho que uma obra pública exige e do tempo que demora devido ao processo burocrático!
      Vocês é que andam a enganar o POVO!
      O POVO vai decidir!
      E vai decidir bem!
      Vai decidir PS!
      +FROSSOS!

      Eliminar
  6. "Os projetos eram bonitos e as intenções boas mas ficaram-se por aí."
    Tenhem razão na parte dos projectos serem bonitos e das intenções serem boas,mas estão errados quanto ao resto,os projectos não se ficaram por aí!
    Informei-me,junto de quem esclarece e não junto de quem usa hipocrisia e demagogia,e relativamente aos projectos que ainda estão em andamento alguns ficaram pendentes por pareceres vinculativos de outras entidades e daí não ser possível concluir antes do termino do mandato.
    Vocês deveriam saber disto!
    Que vão fazer as assembleias?!
    Pelo menos leiam os relatórios que trimestralmente lhes são facultados!
    A propósito!Não virem as costas à população,não fujam das assembleias!

    ResponderEliminar
  7. É muito fácil prometer TUDO para enganar TODOS!
    Valeu tudo para ganhar eleições!
    Mas não se enganam TODOS o tempo todo.
    O tempo traz-nos sempre a verdade.
    4 anos depois é o que se vê - NADA!
    O resto, veremos no dia das eleições.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Repare,não são promessas!
      O trabalho está á vista de toda a gente!
      Há obra feita e obra a ser concluída!

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Pareces um papagaio!
      Ou será que não sabes dizer mais nada?!

      Eliminar
    2. Vai-te acabar a mama!

      Eliminar
  9. É tempo de se dar a cara e assumir o nome de quem manda patacoadas. O 25 de Abril abriu-nos a liberdade, mas parece que se esqueceu da responsabilidade.
    É fácil escrever sobre a capa de "anónimo". Dando a cara, sabemos quem são os "artistas " que atiram balelas para o ar.
    Eu sei que há muita dor de cotovelo pelo trabalho desenvolvido por este executivo.
    Passamos de uma freguesia moribunda para uma freguesia com sentido e participativa. Sei que há muito ressabiamento e mau perder. A política quem que ter elevação e diginidade. Ser anónimo é ser mesquinho e...

    Armindo Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Srº Armindo,concordo plenamente com o senhor em relação ao anonimato dos comentários,contudo, a própria administração do blog(coligação) é que pode resolver essa situação alterando as definições de funcionamento, se não o resolve é porque convém que assim seja.
      Em relação ao trabalho feito pelo actual executivo de Merelim S.Pedro gostaria que me explicasse o que foi feito em concreto em prol da freguesia.
      Cumprimentos,
      CIDADÂO ATENTO

      Eliminar
  10. Sim, estou disponível a dizer alguma coisa acerca da intervenção da JUnta de freguesia de Merelim São Pedro neste mandato.
    Vertente cultural - a grande aposta do executivo. Merelim São Pedro era uma freguesia apática, sem vida e sem participação. Ninguém fazia nada para valorizar o talento que existe em Merelim. Neste campo, criamos oportunidades e as condições essenciais para que todos pudessem intervir na sua terra. Criamos a Caminhada 24 horas sem fumo, grande iniciativa no campo do lazer e da socialização; criamos o dia da comunidade merelinense em que homenageamos um ciadão de Merelim que se tenha revelado ao longo da sua vida; "ressuscitamos" a tradição dos Maios; realizamos torneios de Sueca; criamos o almoço dos reformados com uma grande festa a decorrer na parte de tarde; criamos o encontro de Reis; Promovemos as Rusgas e aS Maechas que aresentam um quadro bíblico de qualidade elevada na altura das festas do Padroeiro; Criamos uma escola de conceétinas e uma escola de Viola; promovemos passeios séniores com visitas a museus, palácios, conventos, etc. Promovemos as danças de salão; Promovemos aulas de Pilates ( tipo ginástica aeróbica);criamos as danças para crianças e para jovens. Criamos um ambiente favorável para a realização de eventos culturais.
    Isto só na vertente cultural.

    ResponderEliminar
  11. Traçado em linhas gerais a vertente cultural, analisemos outras realidades de Merelim São Pedro.

    -Plano Informativo - Foi criado um Boletim Informativo trimestral que pretende divulgar o que de bom se passa na freguesia e dando voz a todos aqueles que desejem participar na construção de uma outra mentalidade mais virada para o bem-estar de uma comunidade. Dentro de dias será publicado o nº15.

    No plano social - Criamos um novo tempo de atendimento ao público a custo zero, em que todas as pessoas, independentemente da sua cor política eram bem recebidas e onde eram satisfeitas as suas pretensões sem mentiras, sem embustes e sem dilações.

    Criamos um grupo de merelinenses - Grupo Cultural - de gente jovem e muito disponível que foi o motor de todas as actividades desenvolvidas.

    Plano ambiental - "A menina dos olhos verdes" do executivo.

    fizemos campanhas de sensibilização sistemáticas para alertar para a necessidade de preservarmos e conservarmos o ambiente numa perspectiva de mais-valia em todas as áreas da economia doméstica e local. Fizemos a recolha de alguns milhares de litros de óleo alimentar utilizado que foi encaminhado para a Braval.
    Fizemos a arborização do parque da freguesia com centenas de árvores.

    No plano das obras - pequenas obras foram feitas a expensas excluvivas das poupanças efectuadas.

    Neste campo, a CMB não soube engolir o seaire eleitoral de 2009. Tudo fez para obtar o desenvolvimento normal e racional de Merelim São Pedro. Foi, de facto, um poderoso "inimigo" de Merelim São Pedro. Hostil e provocadora. Contudo, soubemos dignificar a política e a democracia. Insinuações houve para mudarmos de cor política para obtermos algumas benesses. Repudiamos frontalmente este tipo de comportamentos.

    A seguir, analisar-se-á a situação financeira da freguesia.

    Para terminar, onde estão os bloguistas anónimos? Porque têm medo?

    Agora para reflectir: Que novidade ou que novidades poderá trazer um homem que está no poder desde 1979?

    Mais do mesmo?

    ResponderEliminar
  12. Na vertente financeira reside o maior problema da freguesia. Durante anos, foi feita uma gestão puramente amadora, sem um plano estratégico que orientasse as linhas de investimento ou de necessidades de tesouraria. Execução orçamental não existia. Tudo funcionava à volta de fogachos ocasionais. Daí, por exemplo, o custo da Piscina atingir o valor aproximado de 1 milhão e 6oo mil euros, uma verdadeira exorbitância, um descalabro financeiro perfeitamente injustificado. A teoria ou a base de sustentação de tal política assentava na ideia que "alguém haveria de pagar" mais tarde, à custa de super-inflacionadas obras camarárias que eram entregues ao executivo para administração directa.
    Quando recebemos a Junta em 2009, a herança situava-se em 650 mil euros de dívida. Num país a sério este tipo de gestão é inaceitável. Para uma freguesia é um verdadeiro disparate económico.
    O remédio e a opção para se fazer face ao disparate foi pagar a quem se devia em detrimente de fazer mais obras para se evitar juntar dívida a mais dívida. Este foi um exemplo do amadorismo e da falta de responsabilidade de um executivo que não preparou o futuro de uma comunidade.

    Uma das "obras" sociais que o nosso executivo incrementou e consolidou foi integrar os "novos residentees" na comunidade e torná-los peças importantes nas realizações comunitarias.
    Antes de chegarmos ao poder, a prática era aquela que um novo residente era considerado um paraquedista. E todos aqueles que tinham intervenção em assuntos da comunidade e eram incómodos para a apatia social e política, eram, de imediato convidados a voltarem para as suas terrinhas, uma vez que não estavam a contaminar a nova morada. Em Merelim São Pedro, os novos moradores são cidadãos de pleno direito e muito respeitados, e são convidados a participarem nas actividades da freguesia. Tanto que é assim, que há grupos de intervenção cultural cujos elementos são maioritariamente foramdos por "gente nova" com ideias e com vigor.

    Para reflectir: É possível votar e eleger para Presidente de Junta um dinossauro do tempo pré-democrático e pré-muro de Berlim?

    ResponderEliminar
  13. Estamos a tempo de elegermos alguém com ideias, com discernimento, com determinação. O tempo é agora de mudança na União de freguesias Merelim São Pedro e Frossos" e na Câmara Municipal de Braga. Dois dinossauros que têm que ir para o museu das velharias.
    Como é possível, ainda, pensar em eleger uma pessoa que perdeu completamente o tempo da novidade, da abertura mental e da racionalidade?

    Frossos merece outro líder. Merece outro futuro. Merece um pensar novo.
    O que existe está seco, anafado e ultrapassado.

    ResponderEliminar
  14. A democracia é o regime do debate de ideias por excelência num enquadramento de seriedade intelectual e monetária. O verdadeiro interesse reside na satisfação, na medida do possível, das necessidades dos cidadãos. Tudo se orbite numa esfera de "boyada" e de interesses pessoais, não pode ser considerada democracia. Isto é, partidocracia na sua derivação mais leviana.

    Acontece que os "diligentes socialistas de Frossos, anónimos, perderam o pio e esquecem-se de erguer a responsabilidade e a idoneidade aos lugares que consquistaram por direito próprio em 74. Quando é para dar a cara e assumirem as suas opiniões e defendê-las com convicção, remetem-se ao silêncio.

    Uma coisa é certa: Quem convive com eles sabe perfeitamente como se comportam. Muita hipocrisia e amnésia entre muitas características que lhes são peculiares.

    Estou esperando pelo debate.

    ResponderEliminar
  15. Sempre os mesmos, basta! Este tem que ser o grito deste país que tentou libertar-se dos dinossauros políticos através da lei de limitação de mandatos. Espero que a lei seja confirmada pelo Tribunal Constiticional.
    Haveria necessidade de colocar na liderança da lista do PS na União de freguesias Merelim São Pedro e Frossos um dinossauro de 1979?
    Sinceramente, acho que é passar um atestado de menoridade aos jovens de Frossos, às pessoas esclerecidas e aos socialistas.
    Para se mudar o país é preciso outra gente, outra cultura política, outra mentalidade. Teimar nos mesmos, quer na CMB quer na Junta de freguesia é contribuir para o estado de estagnação, de acrítica e de desmoralização do sistema.
    Venha gente nova, com ideias inovadoras e com projectos arrojados e consequentes.

    ResponderEliminar
  16. Todos sabemos e sentimos as agruras de uma situação aflitiva que ataca este país. A famosa crise está bem instalada e, parece, que vai durar muitos e muitos anos. Em pouco tempo acabram-se os "sonhos" e as grandes expectativas que nos foram vendidos irresponsavelmente. Houve exageros, houve incompetência e, obviamente, terão que haver culpados. Uns apanhariam pena máxima, outros, talvez, pena suspensa para aprenderem a se comportarem como eleitos sérios.
    O candidato do PS em Braga faz questão e é mesmo um vector da sua estratégia política, verdadeiramente demagógica, querer colar a incapacidade do governo em exercício de resolver problemas à candidatura de Ricardo Rio. Esta estratégia é falaciosa, aldrabona e com laivos de desespero e de irresponsabilidade.
    Para responder a esta questão, deixo como motivo de reflexão esta "adivinha":

    Quem foi que em 2005 recebeu a governação deste país com a classificação de duplo A atribuída pelas agências de rating, com os bancos a financiarem-se no exterior a juros na ordem de zero vírgula qualquer coisa, com as empresas públicas nacionais bem cotadas em bolsa e quando saiu em 2011 deixou o país entregue ao FMI, com a notação de lixo financeiro, com as empresas também consideradas lixo e a pagar juros na ordem de 14 e 15 por cento?

    A resposta aprece no próximo comentário.

    ResponderEliminar
  17. A resposta ao último comentário é obvio e não carece de qualquer tipo de investigação. O grande figurão que nos colocou na miséria foi o "estudante de Paris: "Engº" Sócrates e o seu bando.

    Respondida a questão, vamos lançar outra linha de pensamento para possível e desejável debate.

    O que é o "socialismo"?

    Diz a constituição portuguesa no seu artº2 o seguinte:"A República Portuguesa é um Estado democrático baseado na soberania popular, no respeito e na garantia dos direitos e liberdades fundamentais e no pluralismo de expressão e organização política democráticas que tem por objectivo assegurar a transição para socialismo mediante a criação de condições para o exercício democrático do poder pelas classes trabalhadoras".

    Este artigo inspirado no ideário revolucionário de 74 representa para uma sociedade moderna, livre, responável e plural uma anacronia e uma tenaz à livre iniciativa dos cidadãos que gostam da liberdade plena. Como é possível engaiolar o homem numa corrente que caminha para o "socialismo"?

    Todos sabemos que o derrube do muro de Berlim veio aclarar teorias de igualdades, de absurdos e de liberdades controladas.Com a queda do Muro de Berlim caiu um esterótipo de uma suposta sociedade avançada e imposta pelas cúpulas.

    Não se pode esquecer que o Partido Socialista já foi marxista, passou para socialismo democrático e agora já se diz da Social Democracia. Para onde vai parar não sei.

    Já dizia Margaret Tactcher que "Só há socialismo, quando há dinheiro". Quando não há dinheiro mete-se o socialismo na gaveta como fez o velho maçon Mário Soares.

    ResponderEliminar
  18. Sejamos justos e consistentes: ainda haverá alguém em Merelim São Pedro e Frossos que acredita na dupla João Pereira e Jaime Martins?
    Santos Deus! nem de propósito!

    ResponderEliminar
  19. Cada vez está mais perto o "dia da verdade" que será no dia 29 de Setembro. Em cima ta mesa estão dosi projectos, duas preocupações, duas realidades.

    Um projecto inovador e autêntico corporizado pelo jovem Ricardo Ferreira.

    Uma preocupação servir desinteressadamente as comunidades de Merelim São Pedro e Frossos.

    Uma realidade viva e sentida na ânsia de contribuir para o bem-estar das suas gentes.

    De um lado, dignificação do poder local, da elevação da política e engrandecimento das populações a nível cultural e a n´vel das respostas efectivas aso problemas que existem.

    Do outro lado, um ideia velha, anafada e sem chama.
    Um comportamento de bajulação e de "nim". Ou seja, nem sim, nem não. Em águas turvas, sem afirmação. De joelhos perante o "poder superior" da CMB.

    Merelim São Pedro e Frossos merecem uma ideia determinada, uma energia renovada, uma lufada de ar fresco.

    Chega de apatia e de lamber botas.

    ResponderEliminar
  20. Recordo alguns contactos com a vereação da CMB. De início, muita conversa e obra nenhuma. Aos poucos, a vereação percebeu que o executivo de Merelim São Pedro não era mercadoria para se comprar ou para se alienar. Percebeu que estava a lidar com gente séria e bem ciente das suas responsabilidades. Percebeu que do outro lado estava gente discernida e capaz de enfrentar os maiores obstáculos. Percebeu que não era um executivo como os outros que bajulam e se ajoelham por fraqueza mental ou por interesses mesquinhos. Deste lado, estava gente vertical, sem medo e sem preconceitos de qualquer ordem. Enfrentamos o poder "todo poderoso" de uma linha política obtusa, descriminatória e revanchista.

    Perceberam que estavam diante de pessoas que têm uma dimensão superior de política, de democracia e de relacionamento institucional.

    Demos uma lição a uma vereação enfadonha e sectária.

    ResponderEliminar
  21. Há aqui uma grande confusao ou pretendem armar uma grande confusao, como tentaram na ultima assembleia de freguesia em merelim s. pedro criar uma vez que durante 4 anos concordaram e votaram a favor, e agora na ultima assembleia colocaram todo um trabalho em causa, a mando de alguém.... Quando se fala que a junta de merelim s. Pedro pagou um certo valor de dividas da anterior junta, há aqui gente que quer baralhar, dizendo que o dinheiro foi deixado através de obra da anterior junta...mas isso é pura mentira pois todas as fontes de rendimento desta junta sao as mesmas da junta anterior, e MAIS, a anterior junta recebia carregamentos de dinheiro por parte da camara municipal, e actual recebe ZERO. A junta anterior todos os anos acumulou dividas, até chegar aquele valor, pois o dinheiro era desviado ninguém sabe para onde....e nunca nestes 4 anos souberam em assembleia de freguesia explicar, nao respondendo, ou baixando a cabeça, ou culpando o anterior Presidente pois ele nao estava lá. A VERDADE É ESTA. Sendo de Merelim S. Pedro sei falar do que se passou em Merelim, no que respeita a Frossos pouco ou nada sei dizer, mas fiquei admirado quanto à festa de S. Miguel, não se realizar, acho que a mesma nao devia ficar por se realizar, cabendo em ultima estancia á junta tentar arranjar uma comissao para que a mesma se realiza-se, mas isto é uma opiniao minha.

    ResponderEliminar
  22. Exmos. Senhores,

    Moro nas redondezas das duas freguesias e até sou simpatizante da vossa coligação, mas não estou a gostar de ver aqui falar mal. Para fazer campanha nao se tem de falar mal do outro. Deve sim mostrar o que fez e o que pretende fazer para o novo mandato. Nao sei como os superiores da coligação não vos ensinou isso. Estão sempre a atacar o opositor, a tirar fotos de pedras e porque não colocam tambem o que está mal feito referente à vós? Repito sou dum partido da coligação, mas fazer como agem, fica de todo muito mal, fale de si, do que fez, do que NAO fez e do que pretende fazer sem fazer sequer referencias aos adversarios e verá que ganhará muito com esta atitude. Como pode querer ser um Presidente competente se começa logo a agir mal???
    Melhores cumprimentos
    Raquel Costa

    ResponderEliminar
  23. Caríssima Raquel Costa

    Se a senhora mora nas redondezas das duas freguesias, à priori, julgo que o combate política travado nestas duas freguesias não lhe diz respeito. Se é eleitora ou de tem raízes em Merelim São Pedro ou Frossos o caso muda de figura.

    Aha por acaso que o desenvolvimento social e estrutural de Merelim e Frossos se coaduna com o título que a cidade de Braga quer ter pomposamente? Não acha que as pedras do moinho e a própria "obra" do moinho é um atentado ambiental que configura crime?
    Sabe o que vai acontecer àquelas casas que estão na margem da Ribeira de Panoias, quando chover um pouco mais? Sabe quem se vai responsabilizar pelas inundações previamente anunciadas?
    Não acha que ter como Presidente de Junta uma pessoas que já está no poder há décadas é coisa do passado e de um país subdesenvolvido?

    ResponderEliminar
  24. Caros habitantes de Frossos e Merelim S. Pedro
    Aproxima-se a hora da decisão; é altura de reflectir.
    Durante a campanha a coligação juntos por Merelim/Frossos procurou esclarecer os eleitores sobre o seu projecto não entrando em promessas só para ganhar votos nem para fazer dos habitantes destas duas Freguesias pessoas analfabetas.
    Esforçamo-nos por optar pelo civismo e educação. Actuamos pela positiva.
    Não fizemos ataques pessoais e não respondemos a provocações.
    Procuramos contribuir para que frossos e Merelim S. Pedro sejam 2 freguesias unidas e fraternais sem nunca permitir que sejam divididas em “bons” e “ maus”.
    Se formos eleitos trataremos de igual modo os naturais destas 2 belíssimas Freguesias e aqueles que escolheram estas hospitaleiras Freguesias para nelas viverem, sem os apelidarem de “paraquedistas”, nem os marginalizarem.
    Estamos possuídos da maior vontade em pôr as nossas capacidades ao serviço de Frossos/Merelim S. Pedro, para fazer destas 2 Freguesias uma referência quer em qualidade de vida quer em harmonia.
    Votai em consciência e reflecti quem melhor pode servir FROSSOS/MERELIM S. PEDRO

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.